top of page

QUEM SOMOS

A Casa de Francisco de Assis é uma Instituição Não Governamental, beneficente, filantrópica, com registro no CNAS – Conselho Nacional de Assistência Social e CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, reconhecida como de Utilidade Pública Estadual e Federal, CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; atuando no Terceiro Setor desde sua fundação em 1975. Em sua sede a Rua Alice, 308 – Laranjeiras, RJ, presta atendimento social, através do serviço voluntário de profissionais competentes, com a proposta de levar a todos a conquista da dignidade e inserção social.

No decorrer de todos esses anos de existência concluímos que precisávamos de projetos sociais abrangentes, que viessem ao encontro com a demanda dos frequentadores da instituição. Esses projetos foram sendo instalados no decorrer desses anos através do trabalho árduo de um grupo de associados que trabalha, ainda hoje, para sua manutenção.

Toda prestação de serviço comunitário é sem ônus para o assistido, ou com uma pequena colaboração pecuniária na medida do possível, para o que contamos com a ajuda de assistentes sociais encarregados de avaliar todos os casos. Como nossa finalidade é atender a um número cada vez maior de pessoas de baixa renda, buscamos parcerias e voluntários nas áreas: médica, dentária, jurídica e outras. Contudo sabemos que ainda não é o suficiente para a manutenção dos projetos já em curso, pois a nossa fonte de renda é baseada em mensalidades, doações e eventos e uma mínima ajuda governamental.

Visando acelerar o trabalho comunitário reformamos o casarão da Rua Alice, nossa sede, e criamos vários setores de inserção social que vão desde a distribuição de cestas básicas, atendimentos médicos, dentários, psicológicos, jurídicos, até uma creche comunitária que assiste a 72 crianças, provenientes de famílias de baixa renda do bairro e adjacências.

MISSÃO

Atuar como pólo sustentável de transformação da sociedade, espiritual e materialmente.

VISSÃO

Ser referência em ações socioeducativas, que desenvolvam o potencial dos indivíduos contribuindo para a melhoria social e ambiental.

VALORES

Amor – Solidariedade – Transparência – Respeito – União – Ética – Sustentabilidade.

bottom of page