top of page

HISTÓRICO  DA CFA

Em 1975, Celi de Menezes Bomfim funda a Casa de Francisco de Assis. Sua trajetória teve início com uma instituição religiosa, espírita. Com o passar dos anos, percebeu a relevância de fortalecer sua missão, com uma estratégia de intervenção social. 

 

Durante 10 anos as reuniões aconteceram, ora na casa da Fundadora, ora em imóveis alugados. Em 1985 uma admiradora do trabalho desenvolvido pela CFA, fez a doação do imóvel que é a nossa sede, na Rua Alice, no bairro das Laranjeiras.

 

O primeiro passo foi reformar o prédio, construído em 1905, contando sempre com a ajuda de frequentadores, amigos e voluntários. 

 

Campanhas e eventos foram promovidos para conseguir recursos para mobiliar todo o espaço que seria destinado às atividades sociais a serem implantadas.

Só em 1996, anos após a reforma e adaptação do espaço, foi viabilizada e concretizada a implantação da Creche Santa Clara, que era um antigo sonho da fundadora.

A missão da organização é fortalecer indivíduos com foco no desenvolvimento da autonomia para atuarem como agentes de transformação em suas famílias e seus territórios. Essa intervenção é realizada por meio de processos educativos com base no protagonismo e oferta de serviços e atendimentos para estímulo ao desenvolvimento da ética do cuidado.

Desde então nosso trabalho social aumenta a cada ano. 

Hoje temos 72 crianças matriculadas na nossa creche em horário integral, que além de educação de qualidade e alimentação balanceada, recebem juntamente com suas famílias, atendimentos médicos, odontológico e terapêuticos, e assistência social. Também fazemos mensalmente um trabalho com gestantes, dando orientações com relação à anticoncepção, prevenção de DSTs, e cuidados durante a gestação e com o bebê, que é finalizado com a distribuição de enxovais de bebês. Mensalmente acontece a Roda de Conversa com Famílias cujo objetivo é o fortalecimento de 45 famílias em situação de vulnerabilidade, por meio da troca de experiências e discussão sobre acesso à garantia de direitos e desenvolvimento da autonomia. Aliada a esta intervenção, entrega-se cestas básicas. Neste mesmo dia é realizado o projeto Educação Cidadã que desenvolve atividades socioeducativas e lúdicas para crianças e adolescentes (5 a 18 anos) do bairro de Laranjeiras e adjacências com o propósito de fomentar soluções práticas para a construção de um mundo melhor.

Prestamos assistência espiritual dentro da filosofia espírita universalista a aproximadamente 2000 pessoas por mês. 

Para os médiuns e voluntários da CFA temos durante todo ano encontros e palestras para a divulgação e desenvolvimento da consciência do indivíduo na sociedade e o papel que podemos ter para a melhoria do planeta.

bottom of page